We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

Brisk (album)

by Denis Mariano

/
1.
Vô Totó 04:33
2.
Folhas 00:18
3.
4.
Escada 05:00
5.
6.
Bem-vindos 04:32
7.
Fosse eu 05:22
8.

about

"Você conhece a história do homem que matou um cavalo à gargalhadas? Ou aquela do garoto que tinha medo da escada uivante? Ou ainda: você lembra das pipas que coloriam o céu eterno da infância? Em forma de música, Denis Mariano te conta.

Neste início de dezembro, o percussionista radicado em Curitiba lança “Brisk”, álbum instrumental de oito faixas inspirado em memórias e causos e concebido a partir de um processo intenso de criação coletiva, em que histórias e música se complementam naturalmente.

Este novo momento artístico de Denis Mariano deu-se com as oficinas “Contando com Sons”, em que o músico convida participantes a dividirem histórias pessoais impulsionados pela percussão – de instrumentos, corpo e voz. “Aí me caiu a ficha. Ao invés de gravar temas prontos, queria compor histórias. Por isso criamos as músicas juntos”, diz Mariano, referindo-se aos seus parceiros de aventura: Alonso Figueroa (teclados), Bruno Bandalise (tuba e eufônio), Du Gomide (guitarra), Sérgio Monteiro Freire (saxofones). Todos “adoraram o risco” e se congregaram entre os dias 29 de julho e 1º de julho numa chácara na região metropolitana de Curitiba para compor “Brisk”. Este é o segundo álbum do músico, que em 2017 lançou “Percuteria”, projeto que também incluía um livro e um DVD.

“Brisk” era o nome do pequeno mercado que a família de Denis mantinha em Santo André, cidade do interior paulista onde nasceu. As memórias estão presentes na maior parte da narrativa musical. A faixa de abertura, “Vô Totó”, ao mesmo tempo insinuante e lúdica, homenageia seu avô paterno. “Folhas” parece ser sobre um caminho possível (e iluminado) entre a nostalgia e a saudade. “Triângulo das Pipas” ressoa a liberdade intocada. Há improvisos fluidos em “Batuque de Mesa”, inspiração na energia de filhos rescém-nascidos em “Bem-Vindos” e, como artista atento ao seu tempo, um respiro conscientizador em “Lucha de Classes”, baseada em poema de Paulo Leminski - com participação de Estrela Leminski e Walter Caballero. “Neste momento nos tornamos uma verdadeira barricada. Criamos e gravamos tudo em menos de uma hora”, diz Mariano.

Musicalmente, “Brisk” transita entre o blues, o jazz e o rock anárquico, com inspirações nas narrativas sonoras de artistas como Steve Reich, Igor Stravisnky, Bernard Herrmann (autor de trilhas de filmes de Alfred Hitchock) e Nino Rota (músico favorito do cineasta italiano Federico Fellini). “Gosto quando a música se quebra, se desloca, e se encontra novamente”, explica o percussionista.

Imersão coletiva, revoltas contemporâneas, crianças, poemas, acasos musicais. Em “Brisk”, Denis Mariano está aberto, antenado. O disco-narrativa foi gravado, mixado e masterizado por Fred Teixeira. A arte da capa é de Fernando Franciosi."

- Texto por Cristiano Castilho

credits

released December 9, 2018

Denis Mariano - bateria
Alonso Figueroa - teclados e samples FX
Bruno Brandalise - tuba e eufônio
Du Gomide - guitarra
Sérgio Monteiro Freire - saxofones
Estrela Ruiz Leminski e Walter Caballero - vozes (faixa 8)

Gravado, mixado e masterizado por Fred Teixeira

Arte da capa: Fernando Franciosi

© 2018 Onça Discos

license

all rights reserved

tags

about

Onça Discos Curitiba, Brazil

Onça Discos is an independent label and a cultural agency in Curitiba

Onça Discos é um selo de música independente e produtora cultural em Curitiba.

contact / help

Contact Onça Discos

Streaming and
Download help

Redeem code

Report this album or account

If you like Brisk (album), you may also like: